São mais de 30 milhões de reais arrecadados e mesmo assim...
JATAÍ | IPTU
Centenas de ruas da cidade estão esburacadas, asfalto trincados, ondulações
e a população enfrenta transtornos causados pela falta de infraestrutura
Numa pesquisa ponderada feita pelo Jornal LIBERAIS, mostra que a Prefeitura Municipal de Jataí arrecadou nos últimos três anos (2017-2018-2019) cerca de 30 milhões de reais somente com IPTU. Com o IPTU de 2020, que ainda está sendo pago pela população, a previsão do acumulado da gestão do prefeito Vinícius Luz deverá ultrapassar a casa dos 40 milhões de reais.
O que deixa a sociedade em suspense é a onde esse dinheiro está sendo aplicado, porque a infraestrutura de Jataí está acabando. Veja a seguir as fotos da situação precária de apenas algumas ruas dos bairros: Santo Antônio, Jardim Maximiano Peres, Centro e das vilas Progresso, Santa Terezinha e Santa Maria.
Para fazer a máquina pública funcionar no seu dia-a-dia (pagar funcionários, comprar produtos de rotina), o prefeito tem os repasses financeiros do Fundo de Participação do Município (FPM) do Governo Federal e o ICMS do Governo Estadual.
Isso significa, que o dinheiro do IPTU teria então, que ser destinados para fazer obras de infraestrutura na cidade como por exemplo: recapear ruas, sinalizar e fazer o tapa-buracos. Mas isso não estão acontecendo como deveria.
Enquanto isso não acontece, a malha asfáltica de Jataí continua deteriorando e a contabilidade de crises envolvendo a atual gestão pública do município jataiense só aumenta.
Infelizmente, temos de dizer que Jataí está vivendo mais quatro anos de retrocesso administrativo.