top of page

Crônicas por Pio Rezende

JATAÍ - Sempre haverá um novo dia!

O amor é tão sublime que até o poeta mais inspirado teria dificuldade para explicar! E é com esse sentimento superlativo por Jataí que vamos viajar no tempo e tentar encontrar a mirante literária dos seus aspectos históricos e homenagear no seu aniversário - 31 de maio.

Esta cidade é de fato um doce de mel, encontra-se no coração do triangulo de três estados: Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É banhada por uma infinidade de rios, córregos e cercada pela magia das belezas do cerrado, que encantaram no século XIX os pioneiros da região: José de Carvalho Bastos e José Manoel Vilela.

Suas admiráveis e imensas chapadas juntamente com uma população heterogênea – imperam o auspicioso progresso sussurrando no sonho infinito da criança, dos adultos e nas recordações dos mais velhos!

No esporte, a paixão está nas cores verde-branca da Associação Esportiva Jataiense que driblando a bola do tempo produziu e consagrou inúmeros jogadores.

Os arquivos políticos guardam grandes façanhas da UDN, PSD, ARENA e MDB, que diferentes ou não, fizeram a história político-administrativa do município. Mais ainda: Cederam dois filhos para governar o Estado de Goiás: José Feliciano Ferreira e Luiz Alberto Maguito Vilela.

Acolhedora e exuberante, Jataí conquistou, através de suas riquezas naturais e simpatia, a confiança de milhares de migrantes e imigrantes de várias nacionalidades que aqui chegaram sonhando com dias melhores!

Nesse imaginário e fiel percurso da luta incansável dos jataienses, Jataí tem a honra de ter para sempre o seu nome escrito na agenda histórica de Brasília. Pois foi a cidade onde celebrou o primeiro compromisso público da construção da nova capital federal pelo então candidato à presidência da república do Brasil, Juscelino Kubitschek. E dele recebeu amor e admiração!

A comunicação social foi sempre uma marca registrada no município desde o aparecimento do primeiro jornal, O Jatahy, que através da pena arrojada de Flávio de Carvalho, escreveu e publicou linhas benevolentes da informação. Atualmente, o Jornal LIBERAIS cumpre essa missão com idealismo e romantismo de outrora!

Na economia vangloria-se por ser o maior celeiro de grãos do Estado de Goiás e líder de produtividade de milho do Brasil, além de possuir uma das maiores bacias leiteiras do país. O setor comercial e industrial é qualificado e atende tudo que possa existir no cotidiano da vida moderna.

Quanta saudade e esplendor, ao falar dos colégios José Feliciano, Nestório Ribeiro, ISG, Davi Ferreira, Bom Conselho e Marcondes de Godoy...! Juntos são as marcas vivas do ensino e estão no coração de muitos doutores que por ali conheceram os primeiros passos na caminhada do saber.

Outros pontos laboriosos e inestimáveis são as instituições “mães” de todos os jataienses como: Hospital Regional Ana Isabel de Carvalho (hoje Hospital Padre Thiago), Sociedade Beneficente Albergue São Vicente de Paulo, Lar e Creche João XXIII.

As maravilhas dos seus cartões-postais são contempladas nas várias belezas como, do Lago Diacuí, Catedral Divino Espírito Santo, Cristo Redentor e no tradicional Clube de lazer, Balneário Brasnipo.

O labor cultural dos jataienses será sempre lembrado nas figuras inesquecíveis daqueles que elevaram a nobre arte: os Filhos de Goiás, Moisés Manoel, Saião, Jesus Cristino, Basileu França, Dr. Hugo Amurrio, Maria Eloá, Léo Lince, Filadelfo Borges, Pio Rezende, Jesus Manoel, Orfeu & Menestrel, Gênio Eurípedes, José Godoy, dentre muitos outros.

Com dedicação e humanismo existe ainda uma lista incontável de filhos ilustres que fizeram muito pelo engrandecimento da Cidade Abelha a exemplos, de Dom Germano, Acácia Vassilive, Takachi Iwata, Dr. Serafim de Carvalho, Padre Thiago, Deputado Manuel da Costa Lima, Dom Benedito, Padre Chico, Adelino Gameiro e Clodoaldo Rezende.

Nesse meio temos o nosso herói, Tenente Dioamar Menezes, que com bravura lutou pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. E mesmo morando no Rio de Janeiro sempre fazia questão de dizer que era filho de Jataí.

Iluminada pela proverbial beleza e serena como a claridade da manhã, tem clima agradável, Céu azul e repleto de brisas suaves!

Assim, todos os anos a primavera toca nossos corações e nos encantam de ternura fazendo jus ao majestoso título: “A Princesinha do Sudoeste Goiano!”

Jataí nasceu para brilhar! Desde cedo em meio às batidas do coração e as lágrimas derramadas, sabemos que sempre haverá um novo dia! Uma cidade que não cobra e nem exige nada de ninguém a não ser respeito, amor e carinho!

Sempre vamos admirar e amar essa cidade que carrega tanta história, tradição e encantos! Recordá-la nos seus 126 anos de história é uma paixão! Conhecê-la é um sonho! Viver seu dia a dia é um prazer!

Parabéns, Cidade Abelha! NÓS TE AMAMOS HOJE, AMANHÃ e SEMPRE!

Pio Rezende

Jornalista, Ambientalista e Editor do Jornal LIBERAIS.

bottom of page