top of page

Crônicas por Pio Rezende

O Odontólogo e o Eletricista - O destino nunca esquece...

Um jovem árabe chega numa loja de material de construção. Ele precisava instalar energia elétrica numa casa que estava construindo para a sua mãe em Goiânia. Era o ano de 1982.

Quando a vendedora entregou o material para jovem Árabe, ele perguntou se ela sabia de algum eletricista que pudesse fazer seu serviço. A vendedora apontou para um rapaz que estava ao lado do balcão.

O jovem árabe aproximou do Eletricista e disse: Bom dia! Tudo bem! Quer fazer um serviço pra mim?” O Eletricista respondeu: “posso fazer sim!” Então, o jovem árabe fez a seguinte indagação: “só que eu não tenho dinheiro para te pagar agora, preciso de um prazo”.

Prontamente, o Eletricista falou: “Tudo bem! Vou fazer seu serviço e depois você me paga”. Assim, eles combinaram.

Enquanto fazia o trabalho na residência, o jovem árabe e o rapaz Eletricista conversaram bastante. Os dois eram abertos a novas amizades. Quando terminou os serviços, o jovem árabe disse ao Eletricista que depois procurava para fazer o pagamento.

Nesse meio tempo, houve uma reviravolta na vida do jovem árabe. Ele teve de retornar rapidamente para o seu país. Foi embora, sem pagar o Eletricista. Como nessa época não existia celular e nem rede social, os contatos entre eles se perderam.

Com o passar dos anos, o Eletricista voltou para Rio Verde, sua cidade natal. Casou e continuou trabalhando na profissão. E nunca mais teve notícia daquele jovem árabe que ficou lhe devendo.

Enquanto isso, no país árabe, o jovem formou-se em odontologia. Em seguida, desenvolveu uma técnica inovadora em implantes dentários. O seu trabalho chamou atenção de faculdades de outros países. Na sequência, recebeu um convite para vir ao Brasil mostrar como era sua especialização em implantes. Logo, ele montou um consultório odontológico ambulante para fazer uma turnê em várias cidades brasileiras e expor a sua experiência.

Nos anos seguintes, uma filha do Eletricista foi morar em Goiânia. Por descuido, ele acabou deixando a maioria dos seus dentes acabarem. Tinha vários dentes quebrados, outros cariados e também algumas falhas.

Em 2018, o Eletricista foi em Goiânia visitar sua filha e aproveitou o momento para fazer um orçamento dentário numa clínica. Ao ser analisado pelo dentista, foi informado que toda reabilitação oral ficaria em R$ 40.000,00. Era um valor considerado muito alto e ele não tinha condições de pagar. Saiu dali desiludido com a situação.

Quando estava voltando para casa da sua filha, ao passar por uma praça de lazer, o Eletricista foi surpreendido por um homem desconhecido... Que disse para ele: “Tem uma pessoa dentro de um carro estacionado do outro lado da praça que quer falar com você”. O Eletricista ficou surpreso, pois não sabia do que se tratava.

Mesmo assim, foi falar com essa pessoa do carro. Ao se aproximar do veículo — um homem sentado no banco do passageiro — falou para ele: “você lembra de mim? O Eletricista respondeu: “não estou lembrando...”. O homem revelou: “Há muitos anos você instalou energia elétrica numa residência da minha mãe, aqui em Goiânia”.

O Eletricista então disse: “agora eu lembrei...Você é da Arábia!” Após conversar por alguns minutos, Odontólogo Árabe, perguntou da onde ele estava vindo? O Eletricista falou: “estava fazendo um orçamento dentário numa clínica, preciso arrumar os meus dentes. Mas não vou conseguir fazer, fica muito caro”.

Nesse momento, Odontólogo Árabe declarou: “sou formado em odontologia e tenho um consultório ambulante. Estarei passando por várias cidades mostrando a minha técnica em implantes dentários. Vou agendar um roteiro para passar em Rio Verde e aproveito para arrumar os seus dentes”. O Eletricista argumentou que não tinha dinheiro para pagar pelo tratamento. O Odontólogo Árabe expressou: “fique tranquilo, isso resolvemos depois!”.

Após duas semanas, chegou em Rio Verde uma ambulância sofisticada com aparelhos odontológicos de última geração. Vieram ainda, uma equipe de profissionais de saúde bucal e estacionou na porta da casa do Eletricista. Depois das saudações iniciais, Odontólogo Árabe falou para o Eletricista: “arruma uns colchões. Vamos hospedar aqui na sua casa e não se preocupe com a despesas”.

No dia seguinte, começaram a reabilitação oral do Eletricista. Foram implantados 12 dentes e fizeram restauração total de todos os outros que estavam cariados. Usando materiais de altíssima qualidade!

Quando terminou o tratamento odontológico do Eletricista, Odontólogo Árabe começou a se preparar para seguir viagem. Então, o Eletricista procurou: “qual é o valor que tenho de pagar pelos implantes?” O Odontólogo Árabe pegou um pedaço de papel e escreveu: “você compra dois quilos de quibe e está tudo certo!”.

Ao ler aquilo, o Eletricista pensou que era uma brincadeira...E questionou: “mas, é isso mesmo?”.

O Odontólogo Árabe, rememorou a história: "Há trinta anos e sem me conhecer, você instalou a eletricidade na casa onde minha mãe ia morar. Combinamos para depois fazer o pagamento. Na época, perdi o seu contato e durante todos esses anos, não esqueci desse compromisso! E, não vim aqui te pagar. O que você fez não tem preço... Antes de ir embora, vamos comer um quibe juntos e celebrar a nossa eterna amizade!”

Assim, que comeram o quibe, Odontólogo Árabe despediu do Eletricista (no fundo do coração eles estavam bastante emocionados) e foi embora se sentindo muito feliz! Agora, a sua consciência estava livre...Levava no pensamento a conexão benevolente da sua caminhada de vida!

O destino é imprevisível, mas nunca esquece... Apenas, abre as possibilidades de viver novas brisas!

Pio Rezende

Jornalista, Ambientalista e Editor do Jornal LIBERAIS.

bottom of page