top of page

TODOS CONTRA ELE!

O Brasil e o futebol perdem um dos seus maiores gênios da História!

Um jovem chega no colégio para estudar e logo em seguida é convidado a se retirar porque usava a camisa do Vasco da Gama por cima do uniforme, o que não era permitido pela instituição de ensino. Mas, afinal, quem era esse jovem? Resposta: Eurico Miranda, que mais tarde se tornaria o maior dirigente da história do futebol brasileiro, presidindo por várias vezes o cruz-maltino.

Ele enfrentou a poderosa Rede Globo, autoridades, governos, toda a grande mídia esportiva do Brasil, além do megatraficante Pablo Escobar. Foi uma das pessoas de maior coragem que o país já teve e de sinceridade ímpar. Um grande estrategista, humanista, culto, cumpria palavra (com ele não precisava escrever) e falava o que pensava.

Na sua trajetória, Eurico Miranda exerceu também o cargo de diretor esportivo da CBF e deixou sua marca registrada pelo grande trabalho realizado em favor dos clubes e dos atletas. Como exemplo, criou a Copa do Brasil e salvou os times do Grêmio e Fluminense que estavam rebaixados da primeira divisão do Campeonato Brasileiro e em crise financeira. Foi ainda deputado federal por dois mandatos e lutou contra a CPI do futebol, conseguindo colocar artigos na Lei Pelé para beneficiar os times de futebol em prejuízos sobre a venda do jogador prata da casa (passe).

Eurico Miranda nunca permitiu que jornalistas, empresários de jogador, técnicos e nem a mídia esportiva explorasse o Vasco da Gama. Por conta disso, sofreu inúmeros processos na justiça e eram bombardeados constantemente com reportagem mentirosas e difamatória sobre a sua pessoa e o seu trabalho. Uma espécie de: TODOS CONTRA ELE (como foi intitulado no livro escrito em 2012 pelo historiador Sérgio Frias, sobre a sua vida).

Uma parte da sua vida está exibida no documentário — A Locomotiva Eurico Miranda — que fala dos lances de sucesso, altos, baixos, polêmicas e tudo mais. Nos momentos mais tempestivos, Eurico sempre mostrou ser forte, inteligente e tornou-se o dirigente esportivo mais vitorioso do país. E sempre dizia: “Eu Sou Vasco!” 

Na tarde da terça-feira (12/03), o eterno presidente do Vasco da Gama, Eurico Miranda veio a falecer aos 74 anos, vítima de um câncer no cérebro, deixando uma vasta história no futebol brasileiro e até mundial. Um personagem de personalidade marcante. Um Gênio, um campeão dentre os campeões! Descanse em Paz, Eurico Miranda!

bottom of page